Domitianus

Arquitectura

Ateliê

Publicações

English

Rua João Gama Lobo, Montijo

A intervenção na Rua João da Gama Lobo consistiu na reabilitação de um edifício de dois pisos, tendo como base um orçamento reduzido e na manutenção de uma habitação por piso.

Como ponto de partida, procedeu-se à demolição da compartimentação interior existente, realizando-se a reparação da estrutura das paredes periféricas portantes, do pavimento de madeira do 1º piso e a reconstrução da estrutura da cobertura.

A nova compartimentação das casas assentou na criação de um eixo longitudinal que divide as casas em duas áreas fundamentais: uma das áreas integra os compartimentos de cozinha, instalação sanitária e quarto, a outra integra um amplo espaço de sala comum. A optimização funcional das casas foi conseguida com a anulação de quaisquer espaços de transição, realizando-se a mediação entre as duas áreas fundamentais através de um desnível de 0,40m.

O logradouro existente a tardoz permite um prolongamento da casa do piso térreo, garantindo iluminação natural e ventilação transversal. No piso superior é a altura do pé direito, coincidente com a configuração interior da cobertura, que caracteriza a casa.

A fachada principal foi deixada na essência, reforçando-se o seu cunho modernista pela pintura branca e pelas novas caixilharias de alumínio anodizado.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Arquitectura – Paulo Tormenta Pinto e Rosa Maria Bastos

Colaboração – Ricardo Moura

Empresa Construtora e Infra-estruturas – Valdarrosa, Lda

Projecto/Construção – 2008/2009

Localização – Rua João Gama Lobo, Montijo

Fotografias – FG+SG

 

 

 

 

Topo