Domitianus

Arquitectura

Ateliê

Publicações

English

PER - Bairro de Santos, Lisboa

A intervenção P.E.R., no Rego, é realizada junto ao mercado do Bairro de Santos. Atendendo à geometria do local a proposta que se apresenta é constituída por uma banda de 5 lotes repetidos (Unidade A), e por um parque de estacionamento em cave desenvolvido em dois níveis mais uma praça que será definida por 7 lotes (Unidade B).

O lotes 1 a 5, que compõem esta Unidade A, são de 3 pisos de habitação, mais 1 destinado a equipamentos ao nível do piso térreo. As fachadas dos lotes serão caracterizados por uma torção do plano do alçado, que se define por uma parede de tijolo face à vista. Estas paredes de tijolo são corpos balançados em consola.

Os lote de 6 a 9 que compõem a Unidade B terão 4 pisos de habitação com tipologias T2 / T2, estando considerada uma variação ao nível do rés-do-chão, T1 / T2. Serão servidos por uma coluna de acesso vertical constituída por uma escada sem elevador. Estes lotes são caracterizados por um alçado muito racional definido pela repetição dos vãos numa parede de tijolo face à vista. Sendo a única variação existente no lote 7 que é de gaveto. Os lotes de 10 a 12, também na Unidade B serão caracterizados por torções nos vãos de modo a conquistarem a luz de nascente para os quartos.

 

 

 

Topo

Promotor – Câmara Municipal de Lisboa

Arquitectura – Paulo Tormenta Pinto / CML

Estrutura – Ferreira Lopes, Inês Cardoso, Nuno Saraiva / CML

Águas e Esgotos – Elizabete Carvalho / CML

Electricidade e RITA – Pimenta Sousa, João Pires / CML

Espaços Exteriores – Cristina Cardoso / CML

Rede de Rega – Amália Antão / CML

Infraestruturas – Conceição Martins / CML

Empresa Construtora – CME, SA

Projecto/Construção – 1996/2001

Localização – Bairro de Santos, Lisbon

Fotografias – Francisco Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica