Domitianus

Arquitectura

Ateliê

Publicações

English

Projecto de Igreja de S. João Baptista e Centro Comunitário, Coimbra [ Concurso de ideias]

O programa da nova Igreja de São João Baptista integra 3 núcleos fundamentais: o núcleo relacionado com o culto religioso, que integra as áreas de igreja, capelas e sacristia; o núcleo comunitário de áreas sociais de apoio, de que fazem parte salas de formação e catequese; e o núcleo de salas polivalentes. Estes 3 núcleos são relacionados entre si através de um eixo definido no sentido nascente/poente. A definição destes núcleos permitirá que o conjunto da igreja possa ser construído em fases distintas.

O projecto é caracterizado por um volume materializado em betão branco, que se relaciona com o embasamento dos edifícios confinantes, rematando no muro de suporte que delimita a nova urbanização. Este volume relaciona-se com a vertente da colina existente, prolongando, através da sua cobertura vegetal, a expressão paisagística da envolvente. Do conjunto, emerge ao centro um amplo lanternim que cobre a área da Igreja, oferecendo no seu interior uma luz rasante e constante em todo o perímetro do templo. A expressão do volume edificado completa-se no exterior com a presença vertical do campanário e da cruz.

A nova Igreja procura afirmar-se pela delicadeza da sua morfologia, funcionando como elemento mediador entre os edifícios a construir no local e a própria colina que encerra o loteamento.

 

 

 

 

Ficha Técnica

Promotor – Paróquia de S. João Baptista

Arquitectura – Paulo Tormenta Pinto

Colaboração – Rosa Maria Bastos, Joana Moreira, João Almeida e Silva e Gonçalo da Silva

Estrutura – Miguel Villar / BETAR

Projecto/Construção – 2015

Localização – Urbanização da Quinta da Portela, Coimbra

 

 

 

 

 

 

Topo